Taxa do lixo será cobrada junto com a conta de água em Condomínios de Diadema.
Na data de ontem, 12/04/2023 na Prefeitura Municipal de Diadema, reuniram-se Síndicos de diversos condomínios da cidade juntamente com o Sr. Reginaldo da Silva – Presidente da Associação Brasileira de Sindicos e Condomínios, o Sr. Francisco Funcia – Secretário de Finanças de Diadema.
Foi abordado e discutido o tema “Cobrança da Taxa de Resíduos Sólidos” mais conhecida como a Taxa do Lixo que em anos anteriores a mesma vinha cobrada no carnê de IPTU e neste ano (abril 2023) a cobrança passou a ser feita na conta de agua emitida pela SABESP.
O Sr. Francisco Funcia explica que será cobrada junto com a conta de água do morador de Diadema, a mudança, já aplicada em outros municípios, busca dar transparência sobre o tributo, reduzir a inadimplência, facilitar o pagamento, assegurar investimentos para a coleta e destinação final de resíduos sólidos, além de promover maior justiça tributária no município.
Com as alterações, mais pessoas passarão a contribuir com a taxa, permitindo, assim, a redução de valores de boletos individuais para diversos casos. Até o ano passado, a taxa do lixo era encaminhada para 90 mil residências de Diadema, número de cadastros de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). A partir de abril, será para 165 mil residências, cadastro da Sabesp.
A maior dúvida entre os sindicos presentes é como irão repassar essa nova despesa aos seus condôminos, haja vista que as previsões orçamentárias já foram realizadas no começo do ano, afirma o Sr. Renato Angelini (síndico).
O Sr. Reginaldo Silva explica aos sindicos que essa taxa deverá ser cobrada dos condôminos através de uma despesa extraordinária para não comprometer o caixa ordinário do condominio e aqueles condomínios que tiverem as contas de agua das unidades individualizadas direto pela SABESP, ou seja, cada unidade recebe sua conta individual, esses casos o sindico não tem o que se preocupar com as despesas coletivas.
O Sr. Reginaldo ressalta a importância do Poder Público em ter uma comunicação maior para com a população e reforça que hoje a cidade de Diadema conta com a sede da ABRASCOND – Associação Brasileira de Sindicos e Condomínios e que por diversas vezes deixou o canal da Instituição aberto para esse tipo de informação a população, principalmente a população de condomínios da cidade.
“Será elaborado um Boletim Informativo para que seja divulgado em massa em todos os condomínios da cidade de Diadema e se preciso for podemos marcar um evento reunindo mais sindicos para tirar as dúvidas” afirma Francisco Funcia e Reginaldo Silva.